sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Testes e Questões Éticas

As similaridades entre testes humanos e animais

Que justificação existe para testes em seres vivos que não tenham dado o seu consentimento para tal?

No tempo do regime Nazi, Josef Mengele (além de muitos outros médicos) defendia que para se conseguir certos avanços médicos, que os Alemães deveriam fazer testes em raças que, por vários fatores, eram consideradas inferiores e não verdadeiramente humanas (judeus, ciganos, africanos, etc), de forma a conseguir encontrar a cura para doenças que afetavam a "raça ariana", a única considerada verdadeiramente humana/perfeita. Por mais brutais e horríveis que estes testes tenham sido, a verdade é que realmente devido a esses testes houve algum avanço na medicina e que ajudou a curar alguns problemas de saúde.

A questão é, só porque esses testes ajudaram a fazer alguns avanços na medicina e que direta ou indiretamente tenham ajudado outras pessoas, é correto/ético fazê-los?? Se não é ético, então porque se deverá direta ou indiretamente apoiar este tipo de testes quando são feitos a outros animais que têm a mesma capacidade de sentir dor como um ser humano??

Quando achamos que somos melhores, mais perfeitos, merecedores e superiores a outros animais, que temos o "direito" de os usarmos, estamos a entrar no reino do especismo, que é uma forma de racismo entre espécies. É essa a atitude que grande parte das pessoas têm perante a generalidade dos animais (para testes e principalmente alimentação), que é exatamente a mesma que os nazis tinham perante outras raças (humanas) que consideravam serem inferiores.

Há que mudar mentalidades e respeitar toda a vida no planeta.

"Para os animais, 'todos' os Humanos são nazis." - PETA

Um comentário:

  1. concordo plenamente, me surpreendi com o desenvolvimento do blog, parabens!

    ResponderExcluir